O nosso trabalho favorece a reflexão, a criatividade e a troca ampla de experiências, através das diferentes linguagens do ser humano. Reconhecemos em nossas crianças as múltiplas habilidades, favorecendo assim, o seu desenvolvimento integral, para que possam se transformar em cidadãos críticos, conscientes e responsáveis por um futuro melhor.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

As Festas Juninas



Festas que celebram a colheita, foram incorporadas ao folclore nacional a fim de resgatar as tradições do povo do campo e agradecer a Deus os frutos da terra.
Com a homenagem aos santos da devoção católica e músicas tradicionais, as festas de junho são um momento significativo para a cultura do povo brasileiro e a alegria das crianças.
Neste 2012, centenário de Gonzagão, o gostinho do forró, baião e ritmos bem populares, abrilhantou a festa da C.M. Raio de Sol.
Foi uma festa muito animada, apesar do frio.
O angu, a canjica, o cachorro quente, salgadinhos, doces e refrigerantes, além da pescaria, agitaram a festa e transformaram a alegria, em sabores e prazeres  bem gostosos.
A Equipe Raio de Sol iluminou o evento com os figurinos das tias, tios e crianças, empolgando a todos os convidados.
Houve até o casamento do Sr. Salário Mínimo com Dona Inflação, vê se pode?!.
E as dancinhas do Maternal I e Maternais II,lindas e bem ensaiadas deram um quê de emoção a todos os corações.
Realmente uma festividade muito bonita, bem organizada e que contou com a garra e empenho de toda a equipe. 
A sexta feira 13 foi um dia de muita sorte para todos!

"Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos."(Antoine de Saint- Exupéry)

quarta-feira, 11 de julho de 2012

A Arte de Fazer Cocada


 A Arte de Ensinar é uma receita doce e cheia de ingredientes gostosos, amor, paciência, criatividade, planejamento e vida.
 E nossa Creche, aproveitando as Festa Juninas e alimentos tão utilizados neste período: milho (no Curau, canjica e bolo feitos pelas tias da cozinha), aipim e coco, fizeram a receita de cocada. 



Observamos os ingredientes, modo de fazer, auxiliamos as tias e tivemos um Mestre Cuca, super especial, O Tio Jorge, que revelou seus dotes culinários junto às crianças “Fazedoras de delícias”.

Foi uma atividade bem saborosa!

 Huuuummm!

“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” (Cora coralina)

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Frutificando o saber.


Aproveitamos para observar o cardápio da creche, visitar sua cozinha e aprender os nomes das frutas, cores e sabores . Ao final, identificamos várias delas e comemos uma deliciosa salada de fruta com alegria e muito sabor de amor.

"Vamos falar sobre fruta
Que todos devem comer
Chupar a sua carninha
ou o seu sumo beber.

A fruta é colorida
Cada fruta sua cor
Arredondada ou comprida
Cada fruta seu sabor..." (Autor desconhecido)


"Deus é alegria. Uma criança é alegria. Deus e uma criança têm isso em
comum: ambos sabem que o universo é uma caixa de brinquedos. Deus vê o mundo com olhos de criança. Está sempre à procura de companheirismo para brincar" (Rubem Alves)


E foi assim que criamos este lindo mural, que representa nosso mundo, um lugar que queremos compartilhar com todos as crianças, do mundo inteiro; um planeta cheio de luz, vida, alegria,... um novo lugar...



terça-feira, 3 de julho de 2012

Aprendendo a reciclar para um futuro melhor.

Fizemos a 1ª EXPOSOL com a participação de adultos da CRECHE RAIO DE SOL, nossos responsáveis e até nós mesmos, as crianças da C.M. Raio de SOL...



O que é Reciclagem?


 Reciclagem é um conjunto de técnicas que tem por finalidade aproveitar os detritos e reutilizá-los no ciclo de produção de que saíram. É o resultado de uma série de atividades, pelas quais materiais que se tornariam lixo, ou estão no lixo, são desviados, coletados, separados e processados para serem usados como matéria-prima na manufatura de novos produtos.



Por que Reciclar?

A quantidade de lixo produzida diariamente por um ser humano é de aproximadamente 5 Kg.  
* Se somarmos toda a produção mundial, os números são assustadores.
* Só o Brasil produz 240 000 toneladas de lixo por dia.
* O aumento excessivo da quantidade de lixo se deve ao aumento do poder aquisitivo e pelo perfil de consumo de uma população. Além disso, quanto mais produtos industrializados, mais lixo é produzido, como embalagens, garrafas,etc.  





Como Reciclar?

         Com a colaboração do consumidor, podemos facilitar ainda mais o processo de reciclagem. A reciclagem do material é muito importante, não apenas para diminuir o acúmulo de dejetos, como também para poupar a natureza da extração inesgotável de recursos. Veja como fazer a coleta seletiva e dar a sua parcela de contribuição na preservação do meio ambiente.




"A maior riqueza do homem é sua incompletude..." (Manoel de Barros)

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Sustentabilidade, começa desde pequeno.


Neste mês de junho, muito se falou sobre sustentabilidade, reciclagem,alimentação saudável e cuidado com o  meio ambiente.
Nós, da C.M. Raio de Sol, falamos mas também fizemos a nossa parte com:

O plantio da muda do PAU BRASIL...



"Todo jardim começa com uma história de amor; antes que qualquer árvore seja plantada ou um lago construído, é preciso que eles tenham nascido dentro da alma. Quem não planta jardim por dentro, não planta jardins por fora e nem passeia por eles." (Rubem Alves)








Aprendemos que a sustentabilidade é uma forma de vida e renovação da esperança e usamos a reciclagem como meio de reação à exploração do mundo, dizendo a nossos amigos adultos que podemos aprender a cuidar do mundo dia após dia, e com muito amor...