O nosso trabalho favorece a reflexão, a criatividade e a troca ampla de experiências, através das diferentes linguagens do ser humano. Reconhecemos em nossas crianças as múltiplas habilidades, favorecendo assim, o seu desenvolvimento integral, para que possam se transformar em cidadãos críticos, conscientes e responsáveis por um futuro melhor.

domingo, 26 de agosto de 2012

Semana da Educação Infantil



Nossa Creche tem o orgulho de participar a todos que, a Semana de Educação Infantil, que a partir deste ano passa a ser comemorada sempre em agosto, com data próxima ao dia 25 de agosto, foi um sucesso para a Equipe Raio de Sol, nossas crianças e  seus familiares.

Muitas foram as experiências compartilhadas, desde o plantio de mudas de alface, sementes de tomate e muito mais.
A terra de nossa horta, recebeu com uma brisa leve e gostosa, os jardineiros do amanhã, crianças que, tocando o solo, plantaram alimentos, sonhos e raízes num espaço que é feito de transformações, sentimentos e troca de conhecimentos: a Escola.

Aprendemos que o "cuidar" da terra é também cuidar da nossa vida, do nosso mundo e dar sustentabilidade à vida humana no planeta.
 "A escola pode ser um espaço privilegiado para a construção de horizontes possíveis..." (Euclides Redin,1994)

Veja o vídeo abaixo:

Tivemos dias de muitas atividades e cantoria para artistas que fazem da vida da Creche, um espaço de luz, abençoado por nossos pequenos raios de sol.
Pudemos experimentar juntos, a alegria de nossos responsáveis, vendo nossas leiturinhas da semana: Os dez sacizinhos, histórias da mula sem cabeça, do Lobisomem, Iara, Caipora, Cuca, Boto,...
E os videos do sitio do Picapau Amarelo, então? Adoramos ver a Emilia, Pedrinho, Narizinho, Dona Benta, Visconde de Sabugosa e tantos outros personagens que fizeram e fazem parte do nosso faz de conta, e dos nossos pais, também.

Curupira (Feito com Batedor) e a Mula sem cabeça (Feito com sombreado)

Saci (Feito com batedor) e o Boto (Feito com recorte e colagem)

Mural do Sítio do Pica Pau Amarelo

Curupira, Iara, Lobisomem (Silhueta das crianças)

.
Mula sem cabeça (Feito com garrafa pet) e o Boto




E por falar em nossos responsáveis, que alegria vê-los de mãos dadas, conosco, numa Ciranda recheada de cantigas de roda, gestos, sorrisos e travessuras no início da manhã. Um dia que começou com a sonoridade do BEM e da PAZ.



"Atirei o pau no gato tô tô... Mas o gato tô tô... Não morreu reu reu... Dona Chica cá... Admirou-se se... Do berro, do berro que o gato deu. Miau !!!!!!"

Na Creche, a sexta feira, dia 24 de agosto, foi um dia de muito sucesso e orgulho para famílias e crianças que puderam visitar as salas de atividades onde inúmeros trabalhos foram expostos com muita beleza e organização.
Uma grande festa, com personagens míticos recebendo os pais em grandes aramados, no corredor da U.E., um saci muito do arteiro, pendurado na mureta da sala do EI 40, um boto cor de rosa apaixonante e bolas coloridas pra alegrar o espaço.





"É exatamente a vida que, aguçando nossa curiosidade, nos leva ao conhecimento..." (Paulo Freire)





E para fechar a SEMANA DA EDUCAÇÃO INFANTIL com chave de ouro, uma exposição de trabalhos de diversas escolas, oficinas e show no CIEP TANCREDO NEVES, CATETE.. Tudo isso visitado por crianças, pais, professoras, diretoras e... por nossa Diretora Adjunta, Maria de Fátima, que trouxe muitas ideias pra nossa Creche.

''APRENDER É DESCOBRIR O QUE JÁ SE SABE." (RICHARD BACH)








domingo, 12 de agosto de 2012

A Comemoração do Dia dos Pais na C.M.Raio de Sol



A Comemoração do Dia dos Pais na C.M.Raio de Sol foi temperada com ingredientes como: sorrisos, lágrimas, abraços e muita... muita emoção.
As boas vindas da Direção e toda a equipe da creche, às famílias, em sua chegada, deu o tom da festa.
Todos muito felizes e ansiosos pelas apresentações de nossas crianças.
Os pequenos artistas deram um show de graça e musicalidade, um coro regido pelos AACS e PEIS .
As turmas EI-30, EI-31 e EI-40 apresentaram uma paródia com a melodia de Jingle Bells e fizeram a alegria dos  pais.
As lembrancinhas ofertadas:livro com trabalhinhos das crianças e chaveiro feito de EVA, pintado pelos pimpolhos e com a foto de cada um foi um dos pontos altos da comemoração.



"A verdadeira família é aquela unida pelo espírito e não apenas pelo sangue"

          (Luiz Gasparetto)







"O que um pai faz por seu filho, faz para si mesmo"
                      (Miguel de Cervantes)









"Os dois maiores presentes que podemos dar aos filhos são raízes e asas."
        (Hodding Carter)






O Diretora Adjunta ratificou a importância das ações afetivas na vida da criança e do adulto, e falou sobre o valor do abraço diário na vida de cada ser humano.
Ao final, para esquentar ainda mais os corações, foi servido aquele cafezinho gostoso , leite, biscoitos doce e salgado, requeijão, fruta, bolo com geleia de abacaxi e bolo com gotas de chocolate. HUMMMMMM!!
Uma manhã feliz para todo aqueles que fizeram para as crianças e suas famílias, uma confraternização de amor e paz.




quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Reunião dos Responsvéis


A Creche Municipal Raio de Sol retornou as atividades do 2º semestre, cheia de novidades e muita alegria!
A Reunião de Responsáveis foi dirigida pela Diretora Adjunta Maria de Fátima Queiroz e pela P.A. Shirley Paes, agradecendo a presença dos pais e servindo-lhes um delicioso café de boas vindas.
Muitos assunto foram tratados, dentre eles, questões pertinentes à higiene e saúde bucal das crianças, assiduidade, uniforme e horário da creche, a parceira escola e comunidade, a importância das atividades propostas na educação Infantil, a responsabilidade dos pais na educação dos filhos, a inclusão dentro da escola e  a autonomia da criança pequena.













Dois videos foram assistidos, o primeiro, sugerido pela GED: "Viver sem limites"; o segundo, ao final da Reunião, com o título: SAL DA TERRA, mostrando que todos os seres humanos juntos podem mudar o planeta e trazer uma vida sustentável e plena para toda a humanidade. Os responsáveis prestaram muita atenção às mensagens e gostaram bastante.

No final da manhã, a creche recebeu a grata surpresa da visita da Professora Ana Cristina, representante da Gerência de Educação que elogiou o mural e organização da Creche e trocou ideias com a Equipe de Direção, Coordenação e PAs, num bate papo gostoso sobre: planejamento, sugestões e desejos de um trabalho educacional cada vez melhor, em prol das nossas crianças.















"Vamos precisar de todo mundo.
                                                Um mais um é sempre mais que dois..."   (Sal da Terra/Beto Guedes)